-
Arquitetos: CHYBIK + KRISTOF ASSOCIATED ARCHITECTS, KOMA Modular
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jesús Granada, Alex Shoots Buildings, Pavel Barták
Descrição enviada pela equipe de projeto. O recém-projetado Centro de Pesquisa Modular por KOMA Modular, um fabricante de módulos tcheco, está localizado em Vizovice, República Checa. O centro de pesquisa de 170 m² funciona como um tanque de ideias - um espaço inovador para desafiar e expandir as noções existentes da construção modular. Situado na extremidade do complexo KOMA, o novo centro de pesquisa integra cuidadosamente a fábrica e seu entorno, enquanto cria uma grande praça de reunião social semi-pública, contribuindo para a vivacidade e a cultura de trabalho progressiva dos funcionários. O edifício térreo permite que os transeuntes vejam fábrica a partir do nível da rua, tornando a área mais acessível, transparente e sem barreiras.
A parceria entre CHK e KOMA iniciou em 2014 com a criação de um plano diretor para a entrada e área pública do complexo que consiste em três edifícios modulares. O plano diretor demonstra um projeto com configuração estratégica no acesso da fábrica, expandindo-se para o espaço público, no qual cada estrutura revela a versatilidade modular. Após a conclusão do Refeitório Modular em maio de 2014, CHK projetou o pavilhão tcheco na EXPO 2015 em Milão, que foi posteriormente convertido em um edifício de escritórios para a KOMA. O recém-concluído centro de pesquisa (2022) é o terceiro e último projeto modular, enraizado no conceito de módulos rotativos funcionando como colunas, permitindo que um espaço flexível arquitetônico se expandisse ainda mais nas noções de arquitetura modular.
Idealizado para se tornar um centro de inovação para o complexo fabril desenvolver e explorar novos métodos de construção inovadores com módulos, o centro de pesquisa configura um sistema adaptável que pode atender a necessidades multifuncionais. Atuando como um gerador de ideias, o edifício é um importante ponto de encontro para que todos os profissionais criem produtos inovadores e especiais, tornando-se consequentemente um ponto de encontro padrão e centro de evolução para o futuro da modularidade. Tendo em mente a função principal da estrutura, ela é ainda mais subjacente ao elemento vital de transparência refletido em seu edifício. A criação de um complexo aberto e acolhedor para a comunidade local reflete no princípio de novos conceitos concebidos a serem configurados dentro dos módulos rotacionados do edifício.
Criado como um protótipo de um sistema modular novo e adaptável, o centro de pesquisa enfatiza a dedicação do estúdio à expansão das limitações da arquitetura modular e ao envolvimento no apoio às comunidades locais. Colocando o foco na criação de novas formas, oferecendo uma modularidade sem restrições e mostrando um sistema inovador de formas modulares multifuncionais, o estúdio está mudando propositalmente os velhos paradigmas e expandindo a construção típica retangular para promover um ambiente de trabalho transparente. Ao contornar a restrição do uso habitual de unidades em ângulo reto colocadas lado a lado, o centro de pesquisa varia de um modelo padrão na imaginação básica do uso de estruturas modulares, para um modelo de fácil utilização para o futuro da arquitetura modular.
Contendo três elementos principais do módulo, o piso, o contêiner e as unidades de cobertura, a composição cria um sistema único - as unidades espaciais abrigam as instalações niveladas sobre os módulos de piso plano, ancorados na fundação, funcionando como colunas. Inseridas entre os contêineres e o telhado, as grandes superfícies das janelas atraem uma abundância de luz, mantendo o local de trabalho aberto e conectado ao espaço exterior.
A justaposição dos módulos principais e das superfícies de vidro configura uma ampla área aberta dedicada aos espaços de trabalho horizontais e verticais. A área é totalmente flexível, evitando aspectos negativos de grandes escritórios com conceito aberto, podendo ser reajustada para atender às necessidades específicas de qualquer demanda com múltiplas estações de trabalho adaptáveis e individuais. Como uma continuação natural do conceito de modularidade, o mobiliário permite que os equipamentos do escritório sejam complementados, alterados e adaptados às novas necessidades ao longo do tempo – os equipamentos podem ser personalizados simplesmente reconectando os elementos. Os materiais de construção ajudam ainda mais a refletir e entender o conceito modular e inovador do centro de pesquisa, com sua superfície perfurada e detalhes visíveis usados ao máximo em sua forma natural. Como um material que a KOMA fabrica e usa diariamente, o alumínio foi uma escolha clara para o complexo, facilitando a compreensão dos princípios de construção modular.